as diferenças.

28abr08

A Casa da Mãe Joana - Ovelha NegraSe tem uma coisa que eu estou me propondo a fazer, é levar sempre em consideração as diferenças que existem entre as pessoas. Não as físicas, que são visíveis o tempo todo, mas aquelas que pertencem à essência particular de cada ser em si.

Com algumas pessoas, as diferenças são tão gritantes, que nós simplesmente optamos por não conviver com elas, a não ser que essa convivência seja de fato necessária.

Mas eu falo daquelas diferenças que muitas vezes a gente esquece que existe entre nós e as pessoas mais próximas, com as quais temos uma relação mais profunda… Acredito que muitas discussões, muitas brigas e muitos sofrimentos poderiam ser evitados se a gente de fato praticasse a aceitação perante as diferenças alheias.

Lendo sobre o assunto, encontrei um artigo escrito por uma psicóloga que achei interessante dividir; aí vai:

“Muitas vezes esperamos tanto dos outros que freqüentemente nos sentimos frustrados por eles. Isso ocorre porque nos relacionamos com as pessoas partindo de nossas próprias referências pessoais. Então, por exemplo, se penso que ser pontual é fundamental para mim, automaticamente espero isso do outro. Só que nem sempre isso acontece, o que me revolta e afeta minha relação com as pessoas que se atrasam e me fazem esperar. Mas, será que o outro é obrigado a atender às minhas expectativas? Quem me garante que isto ocorrerá sempre? A base para começarmos a lidar com outras pessoas de forma eficaz é nos conscientizarmos que: AS OUTRAS PESSOAS SÃO DIFERENTES DE MIM.

Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada. Você já parou para pensar que ninguém pode sentir o que voce sente, da forma como voce sente? A sua alegria é só sua, a sua dor e tristezas são só suas. A forma como voce enfrenta uma perda, por exemplo, é diferente da forma de outra pessoa. Porque você é um ser singular neste mundo, nem os gêmeos pensam e sentem de forma igual. Muitas de nossas dificuldades nas relações estão justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos.

Se realmente você entende que o outro é diferente de você, esse conflito será tratado nas suas devidas proporções. Então, as atitudes dos outros não terão o peso de serem da forma como você espera. Por exemplo, se uma pessoa esqueceu seu aniversário e ela continua sendo sua amiga, não é porque ela não gosta suficientemente de você, pois você não esqueceria o aniversário dela, pode ser que comemorar um aniversário não seja tão importante para ela, como é para você (por mais incrível que isso possa parecer).

Antes de compreendermos e aceitarmos a diferença do outro, devemos compreender e aceitar a nossa própria diferença. Devemos também não nos culpar por não sermos como o outro quer que sejamos. Devemos reconhecer que podemos errar, que somos limitados e que não atenderemos sempre ás expectativas dos outros. Assim, começamos a perceber que não é difícil conviver com o diferente, mas é difícil pararmos de agir com o outro como se esse outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.”

O importante, é agir.

2 Responses to “as diferenças.”

  1. 1 Ana Maes

    Esse texto nunca fez tão sentindo quanto hoje.Isso por que eu já tinha lido e agora que refleti sobre ele. É verdade, não há erro maior que fazer do outro uma extensão de nós.Esperar as mesmas atitudes. Hoje eu sei mesmo o que é isso, e aprendi. E tbm não dá pra viver tentando agradar o outro o tempo todo.E te digo que nunca me senti tão bem depois de ter percebido isso.

    Beijos Renata =***

  2. Que bom, Ana ;}
    Eu acredito mesmo que depois que a gente percebe isso, passamos a ser bem mais feliz!
    Por mais que algumas coisas continuem complicadas aos nossos olhos; no fundo, elas se tornam bem mais leves…fica tudo mais claro.

    ;**


Deixe um comentário

