Um ano sem Zara

25mar11

Lembram do The Uniform Project? Quando Sheena Matheiken usou o “mesmo” vestido durante 365 dias!

E do New Dress a Day?! Aquele projeto da Marisa, que todos os dias posta um look com o antes e depois de peças garimpadas em brechós e afins, totalizando ao máximo o gasto de 1 dólar por dia!

Então, recentemente eu vi o Um ano sem Zara! Já viram?

O blog foi idealizado por Joanna Moura, que após uma pequena crise financeira (oi, cartão!) resolveu ficar um ano inteirinho sem comprar nada! Aham…

A ideia é viver apenas com o que se tem no armário e descobrir a cada dia novas combinações com suas próprias peças:
“Um blog de moda e sustentabilidade. Porque viver do seu próprio armário é o maior ato de desprendimento do mundo capitalista que uma mulher pode praticar”.

Bacana a iniciativa, hein?! O blog ganhou uma repercussão bem legal nas últimas semanas, mesmo pq qual é a mulher que não se vê comprando mais do que devia, ou com mais peças no armário do que usaria e coisas do tipo, né? Rola uma total identificação e lá no fundo até uma mini vontade de tentar fazer algo semelhante!
É, eu sei, missão praticamente impossível, né girls?!

Isso também é algo que eu sempre me pergunto quando vejo ideias assim…Será que as pessoas realmente aguentam e seguem a ideia mesmo?! Afinal, quem vai saber se ela comprar algo nesses 365 dias que estão por vir, né?! hUAuAha aloka X) Mas aí o boicote é a si mesma, né gente?! Coisa feia.

Bom, mas também não precisamos abolir as compras da listinha de ações e soluções para tpm, mau humor e afins. Basta olharmos a iniciativa como inspiração para um consumo mais consciente ;) ahhh e também para fazer uma limpa no armário, né?! Se vc não usa uma peça há mais de meses, pratique o desapego e faça uma doação para quem precisa :)

Vem gente! ;*

16 Responses to “Um ano sem Zara”

  1. Ah, mas com o tanto que elas compram, dá pra ficar um ano sim… vai eu fazer isso, com meu armário mixuruquinha… snif.

  2. Olha tem mulheres que podem minha flor…que quando vão ao Shopping traz por fional de semana uma trocentas roupas e maisroupas, sapatos, bolsas diferentes..sei porque eu conheço muitas pessoas assimn…daí como a Re Vitrola disse…daí dá sim para ficar sem comprar por um ano auhuahuh

    • 4

      É verdade! Com um armário desses fica bem mais tranquilo ;X
      Eu ai acabar repetindo muita coisa…

      ;**

  3. 5 Ana Maes

    eu já não tenho muitas roupas, se ficar sem comprar nada, aí complica hahahha
    :*
    e concordo com o primeiro comentário :p

  4. Ai,Rê. Amei a dica!!! Estou passando por uma crise dessas, pois comprei um carro e agora só gasto dinheiro com ele, rs. Ontem ainda consegui me realizar fazendo uma tarde de compras com uma amiga q precisava revigorar o guarda-roupa, ma snão resisti e gastei 60 reais q eu nem tinha, rs*
    Preciso ver o q tenho no guarda-roupa já!
    Bjão.

    • 8

      Iiiii nem fala, Ari! Estou buscando um emprego, então meus gastos estão sendo bem controlados! Mas é uma coisa, né? Tem vezes que parece que não dá para resistir…é um exercício diário :)

      Bjsss

  5. É, concordo contigo: acho bem difícil (e até meio chato!) ficar um ano sem comprar nadica de nada. Acho que já é bem desafiante saber resistir às compras por impulso e deixar entrar no seu armário só o que você vai usar de verdade.
    Com essas pequenas limitações, o volume de compras já diminui um mooonte! É o que sempre vejo acontecendo com as minhas clientas, hehe.
    Mas vamos acompanhar o blog e fiscalizar pra ver se ela resiste! kkkkk
    Beejos, Rê!;)

    • 10

      Exatamente, Jo ;)
      Comprar o que vc realmente vai usar é fundamental! Hoje eu prefiro gastar um pouquinho mais e sair satisfeita, do que apelar para o mais barato e deixar acumular no armário depois!
      Beiiijos!

  6. 11 Fatima B.

    oi Re,
    é justamente o que eu estou fazendo este ano. prometi não comprar nada e usar tudo o que tenho no guarda roupa. funcionou até a semana passada, mas não resisti à uma promoção de bota cano alto da shoe stock que estava com um preço muito bom. como bota é bem durável, não me arrependi da compra. a antiga doei para a sister. bj fa

    • 12

      Jura, Fá?! Vc e as suas promessas doidas também ;P hUHAUaha
      Ahhh mas foi uma compra consciente, né? Aí não tem problema ;P

      Saudades!
      Beiijo

  7. Juro que não consigo! 90% das minhas compras são por impulso mesmo… mas quer saber? Nem me dou ao trabalho de me sentir mal por isso, afinal, trabalho horrores todo dia pra me permitir, de vez em quando, uns abusinhos desses… :D
    Beijão!

    • 14

      hUHAUUAhu tá certo, Aninha! Eu te entendo…também era assim ;P
      Mas tive que me tornar mais consciente e agora estou vendo o quanto isso também é importante :P melhor comprar o que vai usar do que acumular, né?
      Beijão querida ;*

  8. Poxa Rê, eu já fiquei uns dois anos sem comprar praticamente nada, então adorei a idéia!
    Mas botar em prática realmente, é se segurar hahaha!

  9. 16

    Sério?! Ai meu Deus, me conta o segredo! HUAhuA
    Eu também curti a ideia, mas acho difícil praticar :( hehe

    Beiiijo!


Deixe um comentário

